CURSO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM
Tema Gerador: Família e Escola.
Subtema: A importância da interação família e escola.
COMPONENTES:
ANTONIO AUGUSTO MOREIRA
ANA MARIA PEREIRA DE SOUSA
DEUSINA NONATO LIMA GONÇALVES
DIRCIANE DOS SANTOS MELO SILVA
GILSA ALVES RODRIGUES MORAIS
MARIA SIRLENE DO NASCIMENTO SILVA
CURSO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM
Tema Gerador: Família e Escola.
Subtema: A importância da interação família e escola.
Problemática: A falta de acompanhamento dos pais interfere no processo de ensino-aprendizagem?
Certezas Provisórias:
· A maioria das famílias não tem participação na vida escolar dos filhos;
· Os pais não fazem acompanhamento da aprendizagem dos filhos;
· Estrutura familiar sólida facilita o processo de ensino aprendizagem;
Dúvidas Temporárias:
· O que as escolas podem fazer para garantir a participação ativa dos pais no processo ensino aprendizagem?
· A família prioriza a educação dos filhos?
· Por que a maioria das famílias não participa das atividades da escola?
· Quando os pais comparecem à escola são discutidos as metodologias de ensino?
MAPA CONCEITUAL DO ASSUNTO.
Família e Escola |
Ausência |
Interação |
Sucesso no Processo Ensino-Aprendizagem |
Envolvimento |
Déficit de Aprendizagem |
Coletividade |
Aprendizagem |
Estratégias para solução:
· Reunião com pais para elaboração do PPP;
· Reunião para apresentação da proposta pedagógica da UE;
· Levantamento dos pais que não comparecem ou pouco comparecem à escola;
· Encontro com pais para falar da importância do acompanhamento dos filhos nas atividades da escola;
· Palestra para elevar a auto-estima dos pais;
· Comemoração em homenagem ao dia das mães e dos pais para valorizar a família.
Bibliografia:
ANTUNES. Celso. Alfabetização Emocional. Petrópolis, Editora Vozes, 2001.
BERGAMO, Laura. A importância da Família para a Formação de Cidadãos Conscientes. Disponível em http://www.metodista.br/cidadania/numero-58/a-importância-da-familia-para-a-formaçao-de-cidadaos-conscientes/Acesso em 18 de outubro de 2001.
GOMES, Jerusa Vieira. Relações e Família: Continuidade/Descontinuidade no Processo Educativo. Disponível em: http://wwww.crmaiocovas.sp.gov.br/coe_a.php?t=004 Acesso em 18 de outubro de 2011.
RODRIGUES, Neidson. Por uma nova escola. Cortez editora.
LINDGREN, Henry Clay. A saúde mental na educação.
Conclusão:
Atualmente, vive-se um momento de grandes expectativas, no que se refere à educação no Brasil, mas observa-se que a sociedade vem enfrentando vários problemas, dentre eles a falta de estrutura familiar, o que vem de certa forma atrapalhando o progresso escolar dos filhos. Portanto, a sintonia entre família e escola torna-se um elemento facilitador para que a vida escolar seja vivenciada com maior tranqüilidade, deste modo, os pais podem transmitir segurança a seus filhos e, conseqüentemente, contribuir no processo educacional. Tanto a família quanto a escola têm o objetivo de educar crianças e adolescentes, por isso, parece evidente que ambas devam manter uma relação de proximidade e cooperação, porém, o que parece tão óbvio não ocorre de fato.
Segundo BERGAMO, a ausência familiar gera graves conseqüências na formação, alimentando valores egocêntricos, que levam os mais jovens ao mundo do vício e das futilidades e o que se tem observado, por um lado, é que a escola reclama a ausência da família no acompanhamento escolar da criança, da falta de pulso dos pais para colocar limites aos filhos e da dificuldade que muitos deles encontram em transmitir valores éticos e morais considerados importantes para a convivência em sociedade. E por outro lado, a família reclama da excessiva cobrança da escola para que os pais se responsabilizem mais pela aprendizagem da criança. Ainda, segundo BERGAMO, na maioria das vezes, principalmente por causa do trabalho, os pais não dispõem de muito tempo para ajudar na educação dos filhos e acabam deixando essa formação apenas nas mãos dos professores, ficando a mesma sem a sustentação adequada. Nota-se que quando os pais são chamados à escola, ao invés de discutirem a questão metodológica usada, eles discutem o comportamento de alguns indivíduos o que acaba sem nenhuma solução eficaz por falta de suporte oferecido pelos pais no processo de educação que caberia a eles (GOMES).
Contudo, família e escola precisam juntas, criar uma força de trabalho para superarem as suas dificuldades, construindo uma identidade própria e coletiva, a fim de contribuir no desenvolvimento integral da criança e do adolescente. Envolver a família na elaboração da proposta pedagógica pode ser a meta da escola que pretende ter um equilíbrio no que diz respeito à disciplina de seus educandos na tentativa de resgatar os valores importantes na formação do caráter dos alunos. Portanto, é imprescindível que família e escola atuem juntas como agentes facilitadores do desenvolvimento pleno do educando, pois é através da educação que vão se constituir em agentes institucionais capazes de exercer seu papel para a mudança da estrutura social.
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